Nana Caymmi sempre foi a rainha do toca discos lá de casa, quando minha mãe comandava o som. Até hoje, Dona Tereza dedica um imenso carinho a sua intérprete maior. Falar mal dela, é comprar barulho e quase uma inimizade (eu não estou exagerando).
Na minha opinião um grande disco gravado por ela é “Chora Brasileira”, lançado pela Emi-Odeon em 1985 com produção Mayrton Bahia, Dory Caymmi e da própria Nana. Grandes compositores fizeram canções para Nana gravar. Fátima Guedes com ”Não Me Conte e Chora Brasileira”; César Camargo Mariano e Aldir Blanc com “Promissória”; Márcio Proença e Marco Aurélio com ”Vício De Amor”; Moacyr Luz com “Retrós” e Claudio Cartier com “Paralelo a Neruda”. A artista também regravou clássicos da MPB como “Copacabana” de Braguinha e Alberto Ribeiro, “Último Desejo” de Noel Rosa e a belíssima canção de Paulo César Pinheiro (já gravada por Olivia Hime em 1982) “Flor Das Estradas.
Um fato curioso: “Derradeira Primavera” de Tom Jobim e Vinícius De Moraes conta com a presença do maestro francês Michel Legrand. A música foi gravada para a mini-série “O Tempo e o Vento”, mas não se sabe o motivo, acabou por não ser aproveitada na trilha sonora. Nana então pediu a Som Livre (dona do fonograma) a liberação da faixa para seu LP.
Hélio Delmiro, Luizão, Gilson Peranzetta, Claudio Cartier e Toninho Horta são alguns dos músicos convidados.
Grande Disco!
Viva Nana!
01- Não Me Conte
02- Último Desejo
03- Longe
04- Promissória
05- Retrós
06- Paralelo a Neruda
07- Chora Brasileira
08- Flor Das Estradas
09- A Minha Valsa (la valse des lilás)
10- Copacabana
11- Vício De Amor
12- Derradeira Primavera
Nenhum comentário:
Postar um comentário